Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Barão comemora 30 anos de emancipação e mostra produtos locais em festa colonial

Publicação:

11102529 1499790 GD
Secretária Maria Helena representou o Governo do RS - Foto: Dani Barcellos

Em um ambiente de alegria e descontração centenas de pessoas de municípios do Vale do Caí participaram da solenidade de abertura das atividades de comemoração dos 30 anos de emancipação política de Barão e abertura da 9ª Festa Colonial, na noite desta quinta-feira (10). Até domingo quem for a Barão poderá assistir a desfiles temáticos, acompanhar a gincana colonial, a feira da indústria e comércio, saborear alimentos produzidos na região e assistir shows musicais e culturais. As atividades ocorrem no centro de eventos no centro da cidade. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, que representou o Governo do Estado na solenidade de abertura, fez uma viagem no tempo. Encontrou familiares e amigos, uma vez que seus pais (Adelina e Pedro) residiram em Arroio Canoas, distrito de Barão, e lembrou: “Foi aqui, num baile, que eu e o Sartori (governador José Ivo Sartori) começamos a namorar.” Maria Helena Sartori saudou a presidente da festa, Maria Lisete Heinzmann, e a todas as mulheres e mães presentes. “Não queremos mandar e sim estar ao lado, junto, para construir”. A secretária ressaltou, ainda, a importância das emancipações para as pequenas comunidades. “Hoje se vê que as emancipações muito contribuíram para o desenvolvimento. Barão é exemplo disso. Os pequenos municípios conseguem atender melhor a população”, concluiu. 

11102517 1499757 GD
Secretária Maria Helena com a corte da festa - Foto: Dani Barcellos

Também participaram da solenidade de abertura parlamentares (deputados federais, estaduais e vereadores) o prefeito de Barão, Claudio Ferrari, e prefeitos de municípios do Vale do Caí, entre outros. Para homenagear os 30 anos de emancipação a administração municipal adotou como lema uma frase do hino local: “Há um lugar bom de viver”. Já o lema da 9ª Festa Colonial “Celebrando o orgulho de ser daqui”, resume o desejo dos organizadores de enaltecer a cultura, os produtos e a história de Barão.    

Gabinete de Políticas Sociais