Conferência debate políticas públicas de assistência social para o Estado e União

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, foi aberta nesta segunda, 6,  a XII Conferência Estadual de Assistência Social, que se estenderá até o dia 8 no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre. Em torno de mil pessoas, entre delegados, observadores e agentes públicos estão participando da conferência que irá elaborar as propostas da área que deverão ser levadas à XI Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 05 e 08 de dezembro próximo, em Brasília.

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos que em seu pronunciamento destacou as ações que estão sendo realizadas pela administração pública. Maria Helena Sartori dissse que nesse ano 29 novos assistentes sociais foram contratados para somar-se as 5 que já atuavam no setor. "Isso permitiu que mais de 300 municípios fossem visitados envolvendo 5.616 pessoas com assessoramento e conhecimento", frisou. Ao falar em conhecimento a secretária lembrou que o governo trabalha a intersetorialidade e tem buscado o diálogo com o judiciário, o Ministério Público e a sociedade para levar informações que muitas vezes são desconhecidas.

Em seu pronunciamento a secretária Maria Helena citou outras realizações como o seminário que envolveu mais de 80 municípios para capacitações do BPC na Escola; das oficinas e seminários do EDUCASUAS com quase 3 mil pessoas capacitadas; e do Plano Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente em elaboração e que contou com a participação de crianças e adolescentes, e está aberto para consulta pública até o próximo dia 24. Por fim Maria Helena Sartori disse "reconhecer que a muito a avançar mas juntos, Governo e sociedade, podemos fazer com que os avanços aconteçam e as políticas públicas venham a beneficiar o cidadaão que precisa.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Leopoldino Monteiro, destacou a participação dos municípios na formação da base dos assuntos que serão debatidos na conferência. "Entre maio e agosto nossos conselheiros fizeram uma incursão pelo interior levando uma mensagem de incentivo e apoiando as conferências municipais", disse.

A presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Solange Teixeira, ressaltou o processo democrático com que a XII Conferência está acontecendo. "Esse processo ajuda no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)", afirmou, destacando, ainda, a participação dos usuários no debate e que os conteúdos em discussão servirão para a elaboração do o 2º Plano Decenal de Assistência Social -2016/2026.

A solenidade de abertura da à XI Conferência Nacional de Assistência Social contou, também, com representantes da Rede Marista; das frentes de defesa, dos trabalhadores, usuários e não governamentais do SUAS; além do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social. Pela SDSTJDH acompanham a conferência o diretor geral Darci Lauermann, a diretora do Departamento de Assistência Social, Michelle Marques Gonçalves, a diretora do DDHC, Maria da Graça Paiva, a chefe de gabinete Vera Lermen, e a assessora especial, Carla Capitanio.

Antes da solenidade de abertura foi discutido e aprovado o regimento interno da conferência e realizada uma apresentação do grupo musical da associação Cultural e Beneficiente Ilê Mulher. Nesta terça-feira (07) acontece a palestra magna Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS, debates, trabalhos em grupo por eixos da temática da conferência e a eleição dos delegados para a conferência nacional. Na quarta-feira (08) ocorre a reunião dos Fóruns (usuários, trabalhadores e de entidades), a plenária final com as deliberações das propostas para o Estado e União e homologação dos delegados.

Grupo musical da Associação Ilê Mulher participaram da abertura da conferência