Coral da Fase fará apresentação em hospitais da Capital durante o Outubro Rosa

Fundação de Atendimento Sócio-Educativo realiza diversas ações de mobilização contra o câncer de mama

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) realiza, durante todo o mês, diversas ações para marcar a passagem do Outubro Rosa.
Lançamento da programação do Outubro Rosa da Fase 7 - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Por Marcelo Vaz/Fase

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) realiza diversas ações para marcar o movimento Outubro Rosa. As atividades iniciaram-se nesta terça-feira (4), no auditório da sede administrativa, em Porto Alegre, com a apresentação do coral Um Novo Horizonte, composto por mais de 40 pessoas, entre servidores e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

“Estamos mobilizados com o intuito de conscientizar servidores, adolescentes e sociedade sobre a necessidade de adotarmos medidas preventivas contra o câncer de mama. Nossa campanha envolve desde a iluminação da fachada, informativo e site na cor rosa, até as apresentações do coral, as camisetas e a confecção das almofadas do coração. Com isso, queremos trabalhar a conscientização das pessoas sobre esse tema de grande importância”, destacou o presidente da Fase, Robson Luis Zinn.

Durante o mês, o coral vai visitar diversos hospitais da Capital para apresentar uma canção especial, feita pelos jovens para pacientes com câncer de mama. A letra foi composta pelo servidor Wagner Silva dos Santos, com arranjos de Jovaldri Lanza, e traz uma mensagem de esperança, de persistência e de motivação para lutar contra a enfermidade.

“O fato de existir um coral na Fase e os jovens terem criado uma música, mostra que eles se envolveram com essa questão. Eles vão cantar nos hospitais que trabalham com oncologia e vão fazer o lançamento do Calendário das Vitoriosas, no Palácio Piratini. A sociedade precisa desse alerta e os adolescentes estão participando da vida da sociedade. Eles estão envolvidos, sabem o que está acontecendo e estão engajados”, disse a secretária de Políticas Sociais e da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori.

Almofadas do Coração

Nos hospitais, os internos realizarão gratuitamente a distribuição das Almofadas do Coração, confeccionadas nas oficinas profissionalizantes de Artesanato e Estamparia do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp). A almofada é destinada ao conforto axilar das pacientes que realizaram a retirada da mama, minimizando a dor e o desconforto causados pela cirurgia.

“Na Fase, existem oficinas das mais diversas. As camisetas da campanha e as almofadas foram confeccionadas aqui mesmo. É nisso que a gente acredita e é nisso que a Fase investe, para que esses jovens saiam cidadãos melhores e mais integrados com a sociedade. Eles têm oportunidades aqui dentro e, se aproveitarem, com certeza terão um futuro bem melhor”, afirmou a secretária Maria Helena Sartori.

Para angariar fundos para as Almofadas do Coração, a Fase também criou um kit especial, composto por sacola e camiseta, que está sendo comercializado pelo fone (51) 3931-3010. Os valores vão ser revertidos para a compra de tecidos e espuma para confeccionar o produto.

O coral realiza, nesta quarta-feira (5), a primeira visita a uma instituição de saúde da Capital. Às 9h30, o grupo vai se apresentar para as pacientes com câncer do Hospital Conceição. Haverá também uma caminhada nos arredores do local entoada com a canção do Outubro Rosa.

Conteúdos relacionados