Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fortalecimento da rede de assistência é destaque no Seminário de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

Publicação:

Secretária Maria Helena defende o trabalho em parceria para o fortalecimento das medidas socioeducativas no meio aberto
Secretária Maria Helena defende o trabalho em parceria para o fortalecimento das medidas socioeducativas no meio aberto - Foto: Ataídes Miranda

Por Ascom/SDSTJDH

Realizado hoje (28), em Porto Alegre, o I Seminário Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, reuniu gestores públicos com o objetivo de subsidiar, qualificar e fomentar o diálogo a respeito da execução dos serviços de MSE, em Meio Aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade). A necessidade de fortalecimento da rede de assistência e o trabalho em parceria foram os temas dominantes nos pronunciamentos feitos durante a solenidade de abertura. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, citou como exemplo de atuação positiva a experiência inédita e exitosa que ocorreu em parceria com  MP/RS, o sistema de justiça e os municípios da região da comarca de Novo Hamburgo com a participação de 32 municípios e mais de 250 pessoas. O projeto consolidou a rede de atendimento e de proteção à criança e ao adolescente nos municípios da região e marcou uma nova relação de trabalho entre os poderes Executivo e Judiciário e o Ministério Público. 

O promotor de justiça Antonio Augusto de Moraes, também, fez referência a iniciativa e disse que o MP/RS está investindo na capacitação de promotores com previsão de estender a iniciativa para todo o RS a partir de 2018. 

A juíza corregedora Andréia Rezende Russo, seguiu a mesma linha de defesa das parcerias e capacitações. Segundo ela, além da capacitação de juízes, o TJ/RS está nomeando assistentes sociais para a realização desse trabalho e sugerindo aos juízes que visitem as unidades da Fase em suas comarcas para conhecerem a realidade e melhor decidir. 

Também participaram da solenidade de abertura do seminário representantes do CEDICA; COEGEMAS; FETSUAS; e pela SDSTJDH as diretoras dos departamentos de Justiça, Ana Severo, Assistência Social, Michelle Marque Gonçalves, a coordenadora da Criança e do Adolescente, Jussara Vendrusculo, e o presidente da Fase, Robson Zinn.

Gabinete de Políticas Sociais