Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Maria Helena recebe entidade que vai fazer a migração para o sinal digital

Publicação:

WhatsApp Image 2017 09 15 at 16 36 46 (1)
Maria Helena foi convidada para o lançamento da ação da Seja Digital - Foto: Alex Rocha
Por Vanessa Felippe

A Secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, recebeu a visita de representantes da entidade Seja Digital, responsável por conduzir a operação de migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. A diretora de operação regional, Márcia Cavalcante, e a responsável pela operação local, Luciane Escouto, explicaram como vai funcionar o processo no Rio Grande do Sul e pediram ajuda da SDSTJDH na divulgação, especialmente junto às famílias que recebem algum tipo de benefício social e, portanto, tem direito a um kit gratuito de conversão.

O sinal analógico vai ser desligado em três etapas no RS. A primeira, no dia 31 de janeiro de 2018, vai atingir 89 municípios (Porto Alegre e Região Metropolitana, Serra Gaúcha e Litoral Norte). Segundo a Seja Digital, 432 mil kits devem ser entregues para famílias destas cidades, desde que atendam os requisitos e estejam incluídas no Cadastro Único. Cada kit vem com um conversor, uma antena e um controle remoto.

O cidadão precisa agendar a retirada do kit, o que só pode ser feito pelo telefone 147 (24h por dia) ou pela internet (www.sejadigital.com.br). É preciso ter em mãos o CPF ou o NIS (número de identificação social). A retirada vai ser feita nas agências dos Correios, mas o cronograma de entrega ainda está sendo definido. Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e os CREAs (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) vão ajudar na divulgação das informações.

O lançamento oficial da ação da Seja Digital no Estado vai ser no dia 4 de Outubro, na Assembléia Legislativa. Na ocasião, devem ser divulgados mais detalhes sobre o agendamento e a retirada dos equipamentos.

Gabinete de Políticas Sociais