Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prato para Todos

Programa social vai atender a 30 mil famílias de baixa renda

Programa Prato para Todos vai oferecer alimentos para cerca de 30 mil famílias de baixa renda que são atendidas por 150 entidades de Porto Alegre.
Frutas e verduras Prato para Todos
Por Sílvia Lago/Assessoria de Comunicação (com informações da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo )

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o Governo do Estado lançou o Prato para Todos, um programa que vai oferecer alimentos e educação nutricional para cerca de 30 mil famílias de baixa renda atendidas por 150 entidades de Porto Alegre.

O projeto foi idealizado pela Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), em conjunto com o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e parcerias do Sistema Fecomércio Sesc e Seven Boys.

A operacionalização do programa começa com voluntários da Ceasa, que coletarão hortifrutigranjeiros entre os excedentes de mercado do pavilhão de produtores e do setor atacadista. Os produtos serão classificados e armazenados, para depois comporem kits que terão ainda pães doados pela Seven Boys.

A Ceasa já montou um cadastro de entidades que serão beneficiadas e monitoradas sistematicamente, como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas que tratem de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social. 

Além de prover alimentação, o programa também educará pessoas. Um ônibus-escola do Sistema Fecomércio Sesc vai percorrer entidades e associações comunitárias cadastradas, e nutricionistas ministrarão cursos sobre como aproveitar frutas e legumes integralmente no preparo de várias receitas. Os participantes receberão um livro com receitas. Além de capacitar cozinheiras, o Sesc também levará equipamentos de lazer para crianças em suas visitas educacionais.

Arquivos anexos

Gabinete de Políticas Sociais