Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prato para Todos

Programa Prato para Todos entrega certificados a entidades sociais

Publicação:

Por Sílvia Lago/Ascom GPS

Cerca de 60 representantes de entidades sociais que participaram das oficinas de Aproveitamento Integral de Alimentos do programa Prato para Todos receberam os certificados, nesta quinta-feira (1º), no Palácio Piratini. Já foram capacitadas mais de 2,5 mil pessoas desde o lançamento do programa, em outubro de 2015.

Como funciona 

A Ceasa elaborou um cadastro de entidades, como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas, que tratem de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social, que vêm sendo beneficiadas e monitoradas sistematicamente. O ônibus-escola do programa Prato para Todos percorre entidades e associações cadastradas, oferecendo oficinas de aproveitamento integral de frutas e legumes no preparo de várias receitas, com nutricionistas do Sistema Fecomércio/Sesc RS, parceiro do programa.

Combate ao desperdício de alimentos 

As oficinas foram pensadas a partir da necessidade de combater o desperdício de alimentos. Estima-se que, no Brasil, mais de 30% do alimento produzido seja desperdiçado. Os participantes das oficinas aprendem receitas de pratos e sucos que utilizam partes não convencionais de frutas, legumes e verduras, como cascas, ramas e folhas, entre outras que normalmente vão para a lata do lixo.

As aulas acontecem dentro do ônibus-escola, que tem capacidade para até 25 pessoas e foi equipado com uma cozinha industrial e sistemas de som e ar-condicionado.

Conteúdos relacionados

Gabinete de Políticas Sociais