Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretária Maria Helena destaca o papel da educação em painel sobre Assédio moral no serviço público

Assunto foi debatido na assembléia de prefeitos gaúchos em Torres

Publicação:

Secretária Maria Helena na Assembléia Geral de Verão dos Prefeitos Gaúchos
Secretária Maria Helena na Assembléia Geral de Verão dos Prefeitos Gaúchos - Foto: Sue Gotardo

A direção da Famurs reuniu hoje (23) no último dia da Assembléia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos, realizado em Torres, mulheres de destaque na sociedade para debater o assédio moral no serviço público. A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, foi uma das debatedoras destacando em sua participação a importância da educação na formação de uma sociedade mais sadia. 

Conforme a secretária “viemos de uma geração onde o homem manda e a mulher obedece. Hoje isto está mudando. Como mudar? Pela educação dentro de casa”, disse. A secretária lembrou, ainda, a questão do “bullying” nas escolas, ressaltando que este item é um dos que mais chama a atenção dos integrantes das “Cipaves.”. Por isso, disse, “temos que começar a trabalhar essas mudanças de conceitos senão vamos continuar tentando fazer leis que digam o que pode e o que não pode para os nossos relacionamentos”. 

Antes de concluir sua participação no painel a secretária Maria Helena Sartori deixou uma mensagem para as primeiras damas pelo fato de muitas vezes serem questionadas sobre seu papel. Disse que cada uma deve fazer o que for possível na medida em que se sinta bem; e encerrou sua fala com uma frase que ouviu de um menino vítima de “bulying” na escola: “Eu aprendi uma coisa: Se eu respeitar o outro o outro vai me respeitar”. “E é o que todos queremos: Relações humanas com respeito.” concluiu. 

Também participaram do painel Assédio moral no serviço público, a senadora Ana Amélia Lemos; a deputada estadual Silvana Covatti; a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher; a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti; a prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas; a prefeita de Camargo, Eliani Mesacasa Trentin; a psicóloga Vilma Arnold; o advogado Eduardo Raupp; e a prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi. 

Assembléia Geral de Verão dos Prefeitos Gaúchos
Assembléia Geral de Verão dos Prefeitos Gaúchos - Foto: Sue Gotardo

A Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos, promovido pela Famurs, reuniu cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, na Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), no litoral gaúcho. O tema do encontro foi “A mudança nas mãos dos municípios,” promovendo um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo. 

Assembléia Geral de Verão dos Prefeitos Gaúchos
Assembléia Geral de Verão dos Prefeitos Gaúchos - Foto: Sue Gotardo
Gabinete de Políticas Sociais