Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretária recebe convite para aniversário da Patrulha Maria da Penha

Publicação:

SWW 0151 (1)
Patrulha Maria da Penha vai completar cinco anos - Foto: Sofia Wolff
Por Vanessa Felippe

A Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, recebeu nesta manhã, no Palácio Piratini, a visita do Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Coronel Júlio César Rocha Lopes, e da Capitã Clarisse Heck, coordenadora técnica da Patrulha Maria da Penha do Rio Grande do Sul. Maria Helena foi convidada a participar da solenidade de aniversário dos cinco anos da patrulha, que vai acontecer no dia 19 de outubro, no Tribunal de Contas do Estado.

O convite foi para falar sobre prevenção da violência contra a mulher. Maria Helena lembrou que o assunto precisa ser discutido em casa e na escola. “Temos que criar uma cultura de paz desde a infância. Nesse sentido, acredito que as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar nos ajudam a falar sobre respeito e tolerância com as crianças. Os alunos são ouvidos, ajudam a encontrar as soluções para os conflitos do dia a dia, se sentem parte da mudança. É por isso que os resultados aparecem”, disse Maria Helena. Mais de 90% das escolas estaduais já tem Cipaves.

A Secretária também recebeu um exemplar do livro “Práticas inovadoras de enfrentamento à violência contra as mulheres: experiências desenvolvidas pelos profissionais de segurança pública”. Na obra, organizada pelo Forum Brasileiro de Segurança Pública, a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar do Rio Grande do Sul aparece como um dos exemplos de sucesso na prevenção e no combate à violência doméstica no país.   

Gabinete de Políticas Sociais