Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana da Juventude leva Feira das Profissões para as comunidades

Publicação:

PBG 25 07 2017 4
Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro vai ter Feira das Profissões no próximo sábado - Foto: Pedro Belo Garcia
Por Vanessa Felippe

Vale a pena conferir a programação! A Semana Estadual da Juventude vai movimentar várias cidades gaúchas até o dia 21 deste mês. E tem atividades para todos os gostos: só para se divertir e até para encontrar um emprego.

A palavra-chave é oportunidade. Especialmente nos Centros da Juventude, que vão ter seminários, Feira das Profissões, agências do Sine Móvel e do Senac. São quatro centros em Porto Alegre (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta), um em Alvorada e um em Viamão. Os locais, em parceria com ONGs das comunidades, já oferecem cursos de qualificação, esporte, cultura e lazer para os moradores de 15 a 24 anos. Mas vão ter uma dinâmica diferenciada na Semana da Juventude. O público vai poder participar de torneios de futebol, tirar dúvidas sobre sexualidade, falar de carreira e vocação, conferir vagas de emprego e encaminhar a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Só para dar alguns exemplos.

Mas é importante prestar atenção porque cada um dos seis centros vai receber a Feira das Profissões e o Sine Móvel em um dia diferente, com atividades durante a manhã e a tarde:

10/8 – Viamão (Escola Estadual Anna Jobim)

11/8 – Porto Alegre/Cruzeiro (Colégio Estadual General Álvaro Alves da Silva Braga)

12/8 – Porto Alegre/Lomba do Pinheiro (Instituto Cultural São Francisco de Assis)

17/8 – Porto Alegre/Rubem Berta (Vida Centro Humanístico)

18/8 – Porto Alegre/Restinga (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul)

19/8 – Alvorada (CRAS CEDRO)

A Semana Estadual da Juventude é um evento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. Lembrando que os Centros da Juventude fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo principal é reduzir a violência entre os adolescentes e jovens, por meio da inclusão social.

Segundo a Secretária Maria Helena Sartori, o trabalho está dando certo porque o governo está ouvindo e respeitando as comunidades. “Isso é inclusão. Não tem nada imposto, é tudo construído com diálogo e participação dos moradores. Por isso, acreditamos que vamos conseguir atingir nosso objetivo, que é construir uma cultura de paz”, disse.

Para o Diretor de Políticas para a Juventude, Ricardo Bassi, o mais importante é mostrar as oportunidades. “Nós queremos que a gurizada veja que existem muitos caminhos longe da violência e da criminalidade. E nós vamos ajudá-los a encontrar estas portas. O conhecimento dos especialistas e dos parceiros que estão com a gente na Semana da Juventude vai facilitar muito”, afirmou Bassi.

A Semana Estadual da Juventude faz parte do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul e abraça o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.

Gabinete de Políticas Sociais