Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário incentiva o cooperativismo habitacional popular

Cerca de 300 associados de cooperativas do Rio Grande do Sul participaram do I Seminário de Cooperativismo de Habitação Popular

Publicação:

O governador José Ivo Sartori abriu o I Seminário de Cooperativismo de Habitação Popular do Estado do Rio Grande do Sul, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.
I Seminário de Cooperativismo de Habitação Popular do RS 15 - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Por Mirella Poyastro/Secom

Cerca de 300 associados de cooperativas do Rio Grande do Sul participaram do I Seminário de Cooperativismo de Habitação Popular nesta quinta-feira (16), no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Na abertura do evento, o governador José Ivo Sartori afirmou que as políticas de apoio a essa prática têm a missão de estimular a forma cooperativa de planejamento social, econômico e cultural. "Na habitação popular esse sentido se fortalece porque está em pauta o lugar onde vidas humanas têm guarida", afirmou. 

O governador destacou que o encontro tem o objetivo de amadurecer essa modalidade de cooperação. "O cooperativismo puxa a economia gaúcha para frente. Temos exemplos bem sucedidos na saúde, na agricultura e no setor de crédito. Na área habitacional, tenho a convicção que podemos avançar", disse.  

O Rio Grande do Sul possui mais de 2,2 mil cooperativas, com 2,6 milhões de associados e mais de 58 mil empregos gerados. O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, destacou que a habitação popular é importante para a autoestima das pessoas e frisou que o Governo do Estado está priorizando a regularização fundiária, principalmente dos imóveis da extinta Cohab. 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, enfatizou que o objetivo do seminário é incentivar a organização de cooperativas habitacionais para reduzir o déficit do setor. "O cooperativismo é o caminho para o desenvolvimento econômico e social com qualidade de vida", afirmou. 

Também participaram da abertura do evento a presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti; o presidente da Federação Rio-Grandense das Associações Comunitárias de Moradores e Bairros (Fracab), Antônio Carlos Damasceno Lima; e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Périus; entre outros representantes do setor.

Gabinete de Políticas Sociais