Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TODOS SOLIDÁRIOS

Ações de solidariedade

Todos Solidários
Todos Solidários
Por Sílvia Lago/Assessoria de Comunicação

TODOS SOLIDÁRIOS

Ações que têm por objetivo aumentar as ações de solidariedade no Rio Grande do Sul, por meio da articulação de redes.

Escolha o Destino

O site Escolha o Destino (antigo POD Criança) está sendo reformulado para a divulgação dos fundos da criança e do adolescente e da pessoa idosa e dos projetos que serão beneficiados.

Foram realizadas reuniões com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Banrisul e Procergs para definição das formas de doação através de ferramentas instaladas no site e também das possibilidades de controle e transparência das arrecadações.

A previsão da Procergs é de que o site esteja no ar no início do mês de novembro.

No dia 26/8, participação da secretária do Gabinete de Políticas Sociais, como palestrante e representando o governador José Ivo Sartori, na 15ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), no Fundaparque, em Bento Gonçalves. A secretária falou sobre a campanha Escolha o Destino para cerca de 1,7 mil contadores, técnicos em Contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis presentes no evento, que tinha como tema central “Contabilidade: o poder da informação em suas mãos”.

Foram realizadas reuniões para fechamento de parceria com Sescon/RS e Lions para divulgação e promoção da campanha Escolha o Destino.

Também foram realizadas reuniões com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para planejamento das próximas ações da campanha Escolha o Destino, como a capacitação de gestores municipais.

Está sendo encaminhado o agendamento de reuniões com o Ministério Público do Estado e com a Famurs para oficialização de parceria para divulgação da campanha junto aos servidores do MP e junto aos municípios gaúchos.

Está sendo encaminhado o agendamento de reuniões com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa do Estado e o Tribunal de Contas do Estado para fechar parceria para divulgação da campanha junto aos servidores de cada órgão.

Campanha do Agasalho

Em reunião realizada com a Defesa Civil do Estado, foi definido que a gestão da Central de Doações passa para a Defesa Civil, para dar mais agilidade ao atendimento das comunidades atingidas pelas chuvas.

Participação nas reuniões do Gabinete de Emergência para tratar da situação dos municípios atingidos pelas chuvas. O Gabinete de Emergência é formado por representantes do Gabinete do Vice-Governador, da Casa Militar, do Gabinete de Políticas Sociais, das secretarias Geral de Governo; da Segurança Pública; de Obras, Saneamento e Habitação; do Trabalho e do Desenvolvimento Social; do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; de Minas e Energia e da Metroplan.

Prato para Todos

No dia 16, Dia Mundial da Alimentação, foi lançado o programa Prato para Todos, que oferece alimentos e educação nutricional para cerca de 30 mil pessoas de baixa renda, atendidas por 150 entidades de Porto Alegre até dezembro. Inicialmente, serão atendidas 25 mil pessoas, principalmente crianças e idosos. Até o final de 2016, a meta é chegar a 50 mil. O programa é uma construção coletiva do Gabinete de Políticas Sociais, da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com apoio do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Seven Boys.

Dia das Crianças

Em uma ação de solidariedade, o Gabinete de Políticas Sociais organizou uma festa para comemorar o Dia das Crianças junto às crianças e aos adolescentes abrigados pelo Estado em seis casas da Fundação de Proteção Especial (FPE), da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). Foram adquiridos presentes para 300 crianças da FPE e para 20 crianças da Brigada Mirim, em uma ação coletiva do Gabinete de Políticas Sociais, do Gabinete do Governador, da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação, Secretaria-Geral de Governo. A atividade também teve o apoio da Brigada Militar, através das apresentações da Banda da Brigada Militar e do grupo teatral Brigada em Cena.

Programa Primeira Infância Melhor (PIM)

A partir de parceria entre o Gabinete de Políticas Sociais e a Secretaria da Saúde, foi criado um material informativo sobre o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que foi encartado no Jornal Metro, de distribuição gratuita em Porto Alegre, e nos jornais diários do interior. O jornal Correio do Povo, de circulação estadual, criou um informe publicitário especial sobre o assunto.

Gabinete de Políticas Sociais